19 de abril de 2012

iHate TITANIC 3D IMAX REVIEW


Fim de semana passado fui ao cinema assistir ao relançamento de TITANIC que, depois de 14 anos, retorna aos cinemas no aniversário de 100 da tragédia que matou mais de 1500 pessoas. 
 
TITANIC é o filme que mais vezes vi no cinema: 9 vezes. A primeira vez que assisti foi na sessão inicial de 13:00 no dia que estreou no Brasil, no final de janeiro de 1998. A sessão estava vazia e acho que a melhor palavra para descrever a sensação que eu e todos os espectadores tiveram ao final da sessão é "devastado". Posteriormente, assisti a TITANIC mais 8 vezes (incluindo um dia em que vi o filme 3 vezes seguidas, nos áureos tempos do cinema de rua em que bastava continuar sentado para pegar mais uma sessão).
 
Confesso que , além de adorar TITANIC, o que me fazia voltar às sessões do filme de James Cameron era o prazer de perceber as reações do público. Não importava a diferença de idade, classe social e gênero, as pessoas tinham as mesmas reações nas cenas-chave: todos riam das cusparadas de Rose, todos prendiam a respiração à medida que o navio afundava, todos tinham os olhos cheios d'água com a morte de Jack. Se alguns chamam a isso de manipulação, eu acredito que não existe nada mais significativo no cinema como experiência - uma atividade próxima da comunhão religiosa.
 
Portanto, exatamente na décima vez que ia assistir a TITANIC nos cinemas, tinha que fazer em grande estilo: fui assistir na sala IMAX 3D que tem aqui no Rio de Janeiro. E tenho que dizer que, mesmo o preço sendo pra lá de salgado, valeu cada centavo. Primeiramente porque o filme não envelheceu em nada, e em segundo lugar porque assistir àquelas cenas grandiosas em uma tela idem, vale qualquer preço.
 
James Cameron é mesmo o Cecil B. De Mille do nosso tempo: na narrativa não inova muito, mesmo trabalhando os clichês como ninguém; e no apuro técnico, é imbatível. Depois de ter mudado o cinema (como arte e indústria) em AVATAR, Cameron faz uma bastante competente conversão de TITANIC para 3D. Primeiramente porque prefere o estilo de exibição em que a imagem ganha profundidade, ao invés de ficar fazendo as coisas pularem da tela o tempo todo. Assim sendo, todas as cenas em que o navio é mostrado do alto com o mar embaixo, a sensação que dá é que realmente existe um oceano por detrás da tela. Na cena em que Jack e Rose se encontram pela primeira vez, quando ela tenta pular do navio, cheguei a ficar com vertigem. 
 
 
Assistir ao filme pela primeira vez depois de muito tempo (tirando umas muitas vezes que vi em fita VHS) também me fez perceber certas coisas que não havia notado ou dado a devida importância. Por exemplo, a qualidade do elenco, em especial o coadjuvante. É que o filme pertence a Leonardo DiCaprio e Kate Winslet - ele no auge da beleza e extremamente carismático, ela ingênua na sua rebeldia feminista típica das protagonistas de Cameron. Contudo, alguns atores em poucas aparições tem cenas que são verdadeiras jóias. Frances Fisher como a mãe de Rose, por exemplo, parece saída de uma romance de Edith Wharton. Na cena em que aperta o corpete da filha e diz que a família perdeu tudo ("você quer que eu vire uma costureira?"), consegue dar uma dimensão maior a uma personagem que poderia uma mera vilã de folhetim (o que acontece com Billy Zane, aliás). Bernard Hill e Victor Garber, como o capitão e engenheiro do navio, respectivamente, também tem poucas mas marcantes cenas. Ver o orgulho dos dois se tornar uma espécie de loucura é de quebrar o coração. Além disso, uma das minhas cenas favoritas envolve Bruce Ismay (Jonathan Hyde), o idealizador do Titanic, quando ele covardemente pula para dentro de um bote salva-vidas: filmado em contraplano, o barco começa a descer ao mesmo tempo em que ele fecha os olhos e a música toca, num dos mais fortes exemplos de humilhação que vi no cinema. 
 
Outra coisa que me chamou a atenção dessa vez é como, de certa forma, James Cameron preenche o filme de um certo tom fúnebre desde o início, como se a morte (e não o amor adolescente de Jack e Rose) fosse o assunto principal do filme. Afinal de contas, não podemos nos esquecer que o casal apaixonado se encontra pela primeira vez quando Rose está tentando o suicídio. Além disso, ao final da cena romântica central do filme ("Jack, I'm flying"), acontece a transição para o Titanic destruído e submerso, imagem mais do que fúnebre. E mesmo a cena final do filme, visto por muitos como um final feliz forçado entre Jack e Rose, pode ser interpretado como a morte da protagonista e seu encontro com Jack (e outros tripulantes) no mundo dos mortos.
 
 
Para terminar, antes de ir embora, eu olhei pra tela com os olhos marejados e pensei: "Catorze anos se passaram e esse filme continua emocionante. É um clássico.". THE END.

Nenhum comentário:

Postar um comentário