28 de fevereiro de 2012

iHate ELLEN VON UNWERTH



Nascida na Alemanha, Ellen von Unwerth é uma das fotógrafas mais requisitadas do mundo da moda quando o assunto é retratar modelos (quase sempre femininas) em poses sensuais que remetem a uma estética mais antiga, como as pin-ups dos anos 1950 ou o teatro de vaudeville. Trabalhando nas mais famosas publicações do mundo ou em revistas underground, a artista também é famosa por ter trabalhado com diversas cantoras do pop atual.

No clique abaixo, as minhas fotos favoritas de Ellen von Unwerth.

Um dos trabalhos mais famosos de Ellen von Unwerth é a coleção de fotos intitulada "Revenge". Nessa
série, três garotas chegam a uma mansão para lá passarem por cenas de sadismo que são imagens-assinatura da artista. O que mais gosto é que tem mesmo uma narrativa, e as modelos desempenham o supra-sumo do fetiche.





O trabalho de von Unwerth começou a se tornar conhecido mundialmente com a ascensão de sua conterrânea Claudia Schiffer. A artista foi quem realizou as imagens que colocaram a modelo no mapa no início de sua carreira. A campanha mais marcante realizada por elas talvez tenha sido a da Guess.


Contudo, a colaboração de Schiffer com von Unwerth que eu mais gosto é um editorial para revista GQ, onde a modelo faz par com Joseph Gordon-Levitt. Apesar de ser um casal improvável, dá pra ver que eles tem grande química - as fotos gritam sexo.



Outro editorial que adoro, ainda no estilo bem fetiche, é o da brasileira Ana Beatriz Barros em clima de Natal. A cara do Papai Noel não tem preço.


Um dos mais criativos editoriais da artista foi o que envolvia os personagem do filme SHREK 4 em meio a modelos para a revista VMan.. O Gato de Botas e Francisco Lachwoski combinaram perfeitamente.




Mas em termos de sensualidade, acho que nada bate essas fotos feitas com Natalia Vodianova estilo ninfeta.



Um dos trabalhos mais diferentes de von Unwerth (justamente por não envolver uma estética erótico-fetichista) também foi feito com Natalia Vodianova para a Vogue Italia, se não me engano. O estilo é gélido e classudo, numa aura meio Anna Karenina.

Ellen von Unwerth também fotografa com frequência estrelas do cinema sem abrir mão do seu estilo característico. Um dos exemplos mais notórios foi o de Emma Watson no melhor clima Lolita.


Monica Bellucci, como não poderia deixar de ser, é uma explosão erótica.


A fotógrafa é frequente colaboradora da revista Vs, que geralmente gosta de diversas capas por edição. Focando nas atrizes mais relevantes da atualidade, von Unwerth clicou Elizabeth Olsen e Julianne Moore recentemente.



Outro belíssimo editorial é o de Milla Jovovich para a Marie Claire no ano passado. É difícil ser categórico nesse caso, mas acho que a atriz nunca esteve tão bonita.




Mais recatado, esse editorial com Zooey Deschanel também é um dos meus favoritos, especialmente por remeter à fotos dos anos 20/30 do século XX.


O trabalho de Ellen von Unwerth também é bastante reconhecido por estar associado diretamente ao mundo da música. A artista chega a ser responsável pelas fotos de períodos inteiros da carreira de cantoras famosas da música pop. Um dos primeiros trabalhos de von Unwerth para uma celebridade da música foi com Madonna para a Vogue Paris de 1993. Gosto muito dessas fotos por mostrar uma Madonna mais desglanourizada, com uma aura dark.




O álbum Diva, de Annie Lennox, teve seu encarte todo fotografado por von Unwerth. A assinatura visual circense da artista é inconfundível.



A fotógrafa foi responsável por várias das imagens de Britney Spears pós-surto com o disco Blackout - a capa e o encarte do álbum foram feitas por von Unwerth.




Christina Aguilera foi outra que se rendeu ao talento de von Unwerth, trabalhando com a fotógrafa em vários trabalhos: na capa e encarte do álbum Back to Basics, depois em seu disco de Greatest Hits, e também em várias imagens promocionais do disco Bionic.





Uma Lady Gaga em editorial vampiresco para a revista Out também serviu de modelo para Ellen von Unwerth.



Mais recentemente, Ellen von Unwerth é a responsável pela imagem de Rihanna nas capas e encartes de seus álbuns e singles. Tanto o disco Talk that Talk quanto Rated R tem seu visual sexy-bagaceira graças a von Unwerth.


Em resumo, Ellen von Unwerth é a fotógrafa do momento se o assunto é retratar sensualidade com uma aura de fetiche, um certo sadismo e até mesmo uma atmosfera antiga. Acho que se ela passasse para o terreno do videoclipe, seria um sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário