1 de outubro de 2012

iHate TOP 10 - Clipes dirigidos por cineastas

Existem trocentos diretores de videoclipes que se tornaram cineastas, mas também existem vários bons exemplos de cineastas que aventuraram no terreno do videoclipe. Abaixo, os meus favoritos:


10- "I Just Don't Know What To Do With Myself" - White Stripes (Dir.: Sofia Coppola)
 

Um simples show de striptease vira coisa fina quando a stripper é Kate Moss e a diretora por trás do poledancing é Sofia Coppola. Aliás, o clipe prenuncia o show das strippers de UM LUGAR QUALQUER.

9- "Bones" - The Killers (Dir.: Tim Burton)
 

Prato cheio para Tim Burton: caveiras, homenagens a filmes da Hammer e humor mórbido. Adoro os esqueletos fazendo homenagem à cena do beijo de A UM PASSO DA ETERNIDADE. Participação de Devon Aoki.

8- "Under the Bridge" - Red Hot Chilli Peppers (Dir.: Gus Van Sant)
 

Dá pra reconhecer claramente o estilo de Van Sant, especialmente no que diz respeito ao ennui adolescente. Los Angeles vira o terreno da morte mas também da redenção. 
 
7- "It's a Sin" - Pet Shop Boys (Dir.: Derek Jarman)
 

A fotografia é puro Jarman, com cada ator personificando um dos sete pecados capitais de forma bastante criativa. Alguns momentos parecem saídos diretamente de CARAVAGGIO.

6- "Reach" - Martini Ranch (Dir.: James Cameron)
 

Mais anos 80 impossível. Cameron faz paródia de filmes de faroeste em meio a mulheres fortonas e estilo hair metal. Praticamente todo o elenco de ALIENS - O RESGATE participa do clipe, além de Kathryn Bigelow (que ainda nem tinha se casado com Cameron na época).

5- "No Distance Left to Run" - Blur (Dir.: Thomas Vinterberg)
 

O pai do movimento Dogma 95 resolve fazer uma experiência artística: filmar, com câmeras noturnas, os quatro integrantes do Blur dormindo. Um exercício de voyeurismo.

4- "Across the Universe" - Fiona Apple (Dir.: Paul Thomas Anderson)
 

Golpe baixo: Fiona Apple + Paul Thomas Anderson + Beatles + A VIDA EM PRETO E BRANCO. Precisa de mais nada. 
 
3- "Fight the Power" - Public Enemy (Dir.: Spike Lee)
 
 
O clipe-marcha dirigido por Spike Lee para divulgar o filme FAÇA A COISA CERTAA música se tornou um hino, e o clipe um fenômeno social.

2- "Bad" - Michael Jackson (Dir.: Martin Scorsese)
 
 
Praticamente um filme, com roteiro de Richard Price e participação de Wesley Snipes. Um dos poucos momentos que o rei do pop problematizou sua relação com o movimento negro americano através de um curta-metragem cheio de simbolismo, cortesia do maior cineasta vivo.

1- "Thriller" - Michael Jackson (Dir.: John Landis)
 

Landis usa de sua experiência dirigindo filmes de terror para, fazendo paródia de filme B, realizar o clipe mais marcante da história da música. E ainda tem zumbis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário