26 de novembro de 2012

iHate TOP10 - MELHORES MÚSICAS POUCO CONHECIDAS DA MADONNA

Com a proximidade do show, fiquei pensando em quais músicas da Madonna são boas mas pouca gente conhece. E não falo de lados B nem daquelas coisas tipo 'essa música só saiu na versão do Erotica lançada no norte do Japão' - falo de músicas que saíram nos álbuns mesmo, mas por essas razões que a própria razão desconhece não viraram single e nem ganharam clipe.

10- SWIM



O que poderia ser uma canção com um ritmo tradicional vira ouro na mão de William Orbit. No caso do disco Ray of Light, é interessante notar que as músicas mais tradicionalemnte pop que viraram sigle. SWIM tem uma batida eletropop com barulhinhos que a princípio não combinam com a letra de Madonna, que fala de 'carregar os pecados nas costas' e 'alunos estuprando professores'. Mas o tom soturno da melodia dá um sentido dark a tudo.

9- WHERE LIFE BEGINS


No disco Erotica, essa é a música mais 'safadinha' depois da faixa-título. Cheia de duplo sentido, fala de orgasmo e sexo oral, com Madonna murmurando como se estivesse prestes a gozar. A batida é uma delícia.

8- ONE MORE CHANCE


Essa é uma das músicas inéditas da coletânea de baladas Something to Remember. É uma balada acústica, só voz e violão - só esse fato já justifica a presença da canção nessa lista. Mas também vale por ser uma das poucas letras em que Madonna se faz de frágil. Sem contar que eu adoro os versos 'I like to play queen of hearts / But never thought I'd lose'.

7- PUSH


A única música do Confessions on a Dancefloor que não se sustenta no estilo 'disco-diva dos anos 70', PUSH tem uma batida mais urbana, se aproximando do R&B. O refrão também remete a uma batida latina e a letra cita explicitamente Every Breath You Take.


6- I WANT YOU


Depois dessa música, muito se cogitou um disco de Madonna produzido pelo Massive Attack e eu acredito especialmente acredito que teria sido uma união 'made in heaven'. Essa faixa, presente na coletânea Something to Remember e que fez parte de um projeto em homenagem a Marvin Gaye, traz uma tristeza na voz de Madonna até então inédita - e a melodia fria como gelo do Massive Attack já me fez chorar. A versão original de Gaye, uma pérola do R&B cool, vira aqui uma catarse eletrônica sobre o amor não-correspondido.

5- SKIN


'Kiss me I'm dying'. É assim que Madonna começa uma das melhores faixas de Ray of Light. É uma letra poética sobre desilusão e falta de sentido na vida que só pode ser curada com um toque - que nunca vem. Acho que é a faixa mais bem produzida do álbum inteiro.

4- INSIDE OF ME


Madonna tem uma série de canções que falam da relação com a mãe e de sua relação com a morte dela. Com uma letra tocante e simples, INSIDE OF ME (do álbum Bedtime Stories) talvez seja a melhor delas. A batidinha acid jazz lembra Everything But the Girl.

3- PARADISE (NOT FOR ME)



O mais perto de obra de arte que Madonna chegou no álbum Music. É engraçado porque não gostava dessa música - sempre pulava no CD. Mas depois percebi que no meio de tantas músicas dance, aparecia essa jóia do mood eletrônico, com Madonna cantando em inglês e francês sobre desilusão amorosa de maneira lindamente poética. A versão acústica e meio world music da Confession Tour também ficou espetacular.

2- NOTHING FAILS


Por que essa música não foi single de American Life??? Sem dúvida uma das melhores canções recentes de Madonna, é uma espécie de duplo de Like a Prayer, não só no uso matador do coro, mas também na letra que fala da religião como forma de expiação e atingir o êxtase.

1- LOVE TRIED TO WELCOME ME


Essa é uma das minha canções favoritas da Madonna. Sem contar que é uma das melhores canções sobre solidão ever. A voz da cantora, aqui bem rouquinha no meio de uma batida de jazz contemporâneo, fala sobre culpa e sobre 'saber como sorrir mas não saber o que é a felicidade'. A melhor balada não-conhecida de Madonna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário