15 de junho de 2012

iHate TOP 10 MADONNA TOURS

Depois da lista de melhores álbuns, chegou a vez de fazer um ranking das turnês. Nada mais propício, já que a mais recente empreitada pelos palcos mundiais da cantora, a MDNA Tour, começou semana passada em Israel. Esse Top 10 na verdade tem "10" só no nome, porque Madonna teve até agora oito turnês completas na carreira. Vamos à lista, em ordem decrescente de preferência:

8- The Virgin Tour (1985) 



A primeira turnê de Madonna e, por isso mesmo, a mais simples. Auge do período "boy toy", temos apenas Madonna e a banda. Nem por isso a cantora deixa de inserir uma certa esfera teatral em cada canção, o que posteriormente viria a revolucionar todas as turnês de cantores pop. Os destaques vão para a energética abertura com "Dress you up" e o delicioso mashup de "Like a Virgin" com "Billie Jean", de Michael Jackson.

7- Who's That Girl World Tour (1987)
 

A abertura emulando o clipe de "Open Your Heart" já indicava: nascia uma nova Madonna, muito mais atlética, sensual e provocadora. Além disso, seu show passava a ser não apenas a apresentação ao vivo de músicas mas uma performance completa de uma artista não apenas preocupada com canções mas também nas representações visuais que elas poderiam ter. Uma das minhas apresentações favoritas da cantora é a de "White Heat", música que ela nunca mais cantou ao vivo e que, anos antes de DICK TRACY e da profusão de armas da MDNA Tour, já dava sinais de que Madonna tinha particular interesse no universo do crime como temática. 

6- The Re-Invention Tour (2004)
 

Depois de seu maior fracasso comercial (o álbum American Life), Madonna resolveu colocar como nome de sua turnê uma das características que melhor a define: reinvenção. Essa turnê tem um quê de "greatest hits", e mesmo com interpretações pouco inspiradas consegue empolgar pela força das canções. Contudo, uma coisa ninguém consegue tirar da Re-Invention Tour: a melhor performance de "Vogue" em uma turnê.

5- Sticky & Sweet Tour (2008-09)
 

Depois de muita gente torcer o nariz para o álbum Hard Candy, Madonna retorna aos palcos com sua turnê mais bem-sucedida, viajando meio mundo e quebrando todos os recordes em venda de ingressos para artistas solo. Mesmo que a escolha do setlist seja duvidosa ("Spanish Lesson"?), a turnê tem alguns momentos especiais, como a versão épica de "Like a Prayer" e a grande festa dos anos 80 em "Into the Groove".


4- Drowned World Tour (2001)


Depois de oito anos longe dos palcos e dois discos aclamadíssimos por público e crítica (Ray of Light e Music), Madonna retorna com uma turnê bastante criativa e cheia de conceitos, mas que curiosamente não empolga muito (talvez pela ausência de seus grandes hits). Além disso, é a turnê que iniciou a tendência amada por uns e odiada por outros: Madonna tocando guitarra/violão. Às vezes fica chato e prejudica uma canção, como em "Secret"; outras vezes, dá nova vida a melodias que achávamos conhecer tão bem, como "La Isla Bonita".

3- Confessions Tour (2006)
  

Uma das mais empolgantes turnês da cantora, a Confessions Tour é a preferida de muitos. Poucas vezes Madonna misturou tão bem performances inspiradas com um clima de festa e empolgação. Mesmo assim, ainda há momentos de introspecção que realmente soam genuínos, como na interpretação de "Paradise" e na comentadíssima cruz de "Live to Tell". Mas as canções pra cima são mesmo o destaque, seja na excelente versão anos 70 para "Music" ou no sensacional final com "Hung Up".

2- The Girlie Show (1993)
 

A turnê mais teatral e de certa forma a mais ambiciosa de Madonna. Cada performance tinha uma ideia bastante específica por trás, tornando a música quase que um detalhe. Tudo é milimetricamente ensaiado, até mesmo os momentos que aparentemente deveriam ser espontâneos (como a invasão do fã em "Deeper and Deeper"). Isso, contudo, não tira o brilho desta que é uma das mais provocantes turnês já feitas por um artista pop: da simulação de sexo ao vivo em "Why is it so hard?" até o requinte de ter Dolce & Gabbana relendo Cecil Beaton em "Justify My Love".

1- Blond Ambition World Tour (1990)
 
A turnê que mudou tudo na música pop. Madonna organiza seus shows como espetáculos da Broadway, onde cada apresentação musical tem um conceito diferente e conta uma história. Obviamente, o período 89-91 é o ápice criativo de Madonna, com Like a Prayer"Vogue", Immaculate CollectionDICK TRACY, NA CAMA COM MADONNA, a apresentação de "Sooner or Later" no Oscar e o infame vestido do Festival de Cannes. Mas o momento em que Madonna realmente expõe seus talentos como artista completa é na Blond Ambition Tour. O setlist é um assombro, e as performances idem. A apresentação de "Like a Virgin" é o melhor momento de Madonna em turnê, e colocar "Like a Prayer" depois dela é coisa de gênio. Depois da Blonde Ambition, os shows nunca mais foram os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário