10 de julho de 2012

iHate MARK SELIGER


É impossível pensar nos últimos 20 anos da revista Rolling Stone sem pensar no trabalho de Mark Seliger. Assim como Annie Leibovitz foi responsável pelas marcantes imagens da publicação nos anos 60 e 70, foi Seliger o fotógrafo oficial de praticamente todas as capas da Rolling Stone a partir dos anos 90. No clique abaixo, alguns dos trabalhos de Mark Seliger que acho mais bacanas.

Sem dúvida, o trabalho mais marcante de Seliger foi o retrato de Kurt Cobain para a Rolling Stone feito dois meses antes da morte do cantor. A fotografia seria usada como capa de um perfil de Cobain, mas acabou sendo a imagem-símbolo das homenagens póstumas ao líder do Nirvana.



Seliger, aliás, assim como Leibovitz antes dele para a Rolling Stone, é um mestre do portraits, revelando facetas pouco conhecidas das celebridades mais famosas do mundo. Uma das estratégias utilizadas pelo fotógrafo para realizar esse feito é inserir um elemento inusitado na imagem, quase como uma piada, mas que acaba dando um efeito único à fotografia. Um dos melhores exemplos disso é Tom Hanks com mãos de macaco...

 ...Will Ferrell com flores e borboletas na cabeça...

 ...Edward Norton retratando no rosto a destruição da natureza...

 ...e o portrait que mais gosto de Seliger: Michael Stipe com os pombos.

 

O fotógrafo também realizou marcantes portraits de caráter mais tradicional, como os de Christopher Walken e Natalie Merchant (depois usado para promoção de seu ótimo álbum, Leave Your Sleep).


 Para a Rolling Stone, Seliger também é responsável, especialmente das edições de verão, por retratar os novos ídolos teen que surgem a cada ano. Britney Spears, Taylor Lautner e Katy Perry foram alguns que já estiveram sob a lente do fotógrafo.




Porém, as fotos de Seliger que mais gosto no quesito "ídolo adolescente" são as de Lindsay Lohan ainda menininha e depois quando revelou ao mundo seu sex appeal. Sabendo o quanto ela é bagaceira hoje torna as fotos um tanto bittersweet.



No quesito supercelebridade, o ensaio para a Rolling Stone feito por Seliger que mais gosto é o de Brad Pitt na época do lançamento de CLUBE DA LUTAUsando um vestidinho, Pitt brincava com a imagem de sex symbol e também com a violência de Tyler Durden.



Uma foto que particularmente acho absurda devido à quantidade de talento presente nela é a que Seliger clicou com os mais reconhecidos atores shakesperianos do mundo - Judi Dench, Ian McKellen, Patrick Stewart e F. Murray Abraham são alguns dos presentes.


Quando o assunto é televisão, Seliger também clicou para a Rolling Stone imagens bastante reconhecidas. Exemplo disso é uma das fotografias mais famosas da série Friends.


Certamente inspirado pela foto de Friends, Seliger retratou a série Glee em estilo parecido, trocando o carro pela bicicleta.

Mas as melhores imagens para uma série de TV feitas por Mark Seliger são mesmo as de Seinfeld em homenagem a O MÁGICO DE OZ. A capa da Rolling Stone no caminho de tijolos amarelos é divertidíssima, e a foto de Jerry Seinfeld como o Homem de Lata foi usada por Seliger em seu próprio livro de fotografias, Physiognomy.


Fora da Rolling Stone, Mark Seliger também usou muitas referências de filmes em seus trabalhos. Para uma Hollywood Issue da Vanity Fair totalmente dedicada à Hitchcock, Seliger colocou Marion Cotillard como Janet Leigh na cena clássica do chuveiro de PSICOSE.


Na mesma edição, atores que foram destaques daquele ano (como Ben Foster, Tang Wei, Casey Affleck e Josh Brolin) foram fotografados como o elenco de UM BARCO E NOVE DESTINOS. 
Outro editorial bastante criativo é aquele inspirado em AMOR SUBLIME AMOR, onde Seliger coloca Rodrigo Santoro, Jennifer Lopez, Chris Evans, Camilla Belle e Ben Barnes como os personagens do musical de Robert Wise.



Para a Harper's Bazaar, gosto muito do editorial que coloca Jennifer Aniston como Barbra Streisand nos anos 70.



As fotos de Aniston, aliás, são raridade na carreira de Seliger, já que ele é não é muito chegado a editoriais de moda ou fotografar modelos. Outros momentos raros são uma Gisele Bundchen indígena para Rolling Stone...


... ou a espetacular capa com Demi Moore e a girafa também para a Harper's Bazaar.


Um dos projetos mais belos projetos de Mark Seliger é o livro In My Stairwell, no qual o artista fotografou uma série de pessoas (conhecidos ou não) em uma escada que existe do lado do seu estúdio. Julia Roberts, Michael J. Fox, Muhammad Ali e Heidi Klum são alguns dos retratados.


Extremamente pop e colorido, ou pessoal em p&b, Mark Seliger é reconhecidamente um dos mais talentosos nomes da fotografia contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário