19 de fevereiro de 2013

iHate Ranking Filmes Indicados - OSCAR


Mesmo quando o número de indicados à categoria de "melhor filme" no Oscar se reduzia a cinco, sempre entrava uma bomba - sempre havia um SEABISCUIT na lista, ou até mesmo o filme pior filme acabava ganhando (CRASH).
Por isso mesmo, fico feliz que nesse ano em que há 9 indicados ao prêmio não temos nenhum filme que pode ser considerado horrível - até os mais fracos tem algum elemento interessante.

Abaixo, o meu ranking dos filmes indicados:

9- INDOMÁVEL SONHADORA


Mistura de realismo mágico e naturalismo sulista, esse filme se destaca pela atuação mais do que expressiva da garotinha Quvenzhane Wallis. Até reconheço algumas qualidades do filme, mas INDOMÁVEL SONHADORA fica como último na minha lista porque simplesmente detesto essas histórias naturalistas, e acho toda aquela ambientação do Katrina pouco convincente.

8- OS MISERÁVEIS



Les Miserables

Dizer que há exageros em um musical parece óbvio, mas Tom Hooper levou às últimas consequências a idéia de que o ator desse gênero de filmes tem que ter gogó: a estratégia de fazer o elenco cantar ao vivo funcionou bem (Eddie Redmayne e Samantha Barks que o digam). Contudo, aquele monte de close-ups e uma falta de ritmo na segunda metade torna todo aquele espetáculo muito cansativo.

7- O LADO BOM DA VIDA




Um casal de protagonistas bastante carismático (embora eu ache que sejam muito bonitos pros papéis) e um elenco coadjuvante de peso dão charme a essa comédia romântica que disfarça seu roteiro tradicional com maus clínicos do mundo moderno. Bastante encantador - só o final em que tudo se resume a um concurso (ô povo competitivo esse americano!) que achei meio bobo.

6- LINCOLN




No filme menos spielbergiano de Spielberg, a estrela é a construção de diálogos de Tony Kushner. A primeira metade é irregular, mas depois LINCOLN tem cenas isoladas que são pequenas obras-primas, cortesia não só da inteligência com que Kushner traça um perfil humano do protagonista mas também da fotografia sublime de Janusz Kaminski.


5- ARGO




Um bastante direto thriller político que consegue misturar muito bem os clichês de filmes de ação com um estilo quase retrô de filmagem, lembrando a melhor fase de Sidney Lumet. O franco-favorito ao Oscar 2013.

4- A VIDA DE PI


Life of Pi

Ang Lee realmente é a escolha perfeita para levar uma história tão cheia de analogias como a do romance de Yann Martel para a telona, aliando uma sensibilidade sem igual ao maior espetáculo visual do ano.

3- DJANGO LIVRE



Django Unchained

Em mais um releitura histórica, Tarantino coloca um negro como algoz do homem branco opressor na sociedade racista dos EUA em meados do século XIX. Além das tradicionais sequências tarantinescas - não só a violência, mas também os melhores diálogos do cinema americano hoje - também é um ótimo filme de amizade. Só a sequência da neve com "I Got a Name" tocando no fundo já vale o filme.

2- AMOR




Michael Haneke, o mais niilista dos diretores, mostra que também tem sentimentos, mesmo que filmando através de seu tradicional filtro de pessimismo existencial. Nunca uma história de amor lidou de forma tão direta com a noção de perda e morte, e as atuações de Trintignant e Riva estão entre as maiores do cinema recente.

1- A HORA MAIS ESCURA




O filme mais polêmico do ano nos EUA é muito mais que cenas de tortura. É um estudo sobre o alto preço que a política americana teve que pagar, incluindo seus valores mais caros (a democracia, a liberdade de expressão, a justiça republicana) em prol de uma guerra ao terror dura, porém incerta. O roteiro de Mark Boal é despido de pré-julgamentos e deixa o espectador avaliar a força das cenas mostradas, o que requer do espectador uma maturidade insuspeita no cinema americano atual. Kathryn Bigelow, para além de toda a discussão política, ainda produz algumas das mais bem filmadas e tensas cenas de ação do ano.  Obra-prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário