6 de janeiro de 2013

iHate O ANO DA FICÇÃO CIENTÍFICA EM HOLLYWOOD


2013 tem tudo para ser um ano memorável para os amantes de filmes de ficção científica como eu. Existe um número considerável de produções bastante interessantes (e pasmem, com roteiro original!) que vão ganhar as telas ano que vem que parecem apresentar o que o gênero tem de melhor: efeitos especiais espetaculares, ótimas histórias e ideias instigantes.

Mas como estamos falando de Hollywood, não podemos escapar dos filmes de super-heróis, que nem são vistos mais como ficção científica e podem ser considerados como um gênero em si. O ano estará repleto de filmes desse tipo, mas dois me despertam especial interesse: o novo HOMEM DE FERRO, dirigido pelo sempre criativo Shane Black, que parece que terá um tom mais dark para redimir o personagem do péssimo segundo filme; e MAN OF STEEL, com Zack Snyder (muito muito medo) agora tomando as rédeas da história do Superman.




No terreno das adaptações literárias, uma que é muito aguardada é ENDER'S GAME, baseada no bastante popular livro de Orson Scott Card sobre crianças treinadas em jogos de guerra para defender a Terra de um ataque alienígena. Me disseram que o livro é bem ruim. Além disso, o diretor Gavin Hood é o mesmo do péssimo WOLVERINE. O elenco, porém é interessante, com Harrison Ford, Viola Davis e o menino Asa Butterfield (o HUGO CABRET) como o protagonista.

Falando em filme aguardadíssimo, esse ano também será lançado o segundo STAR TREK, com o subtítulo INTO DARKNESS. Novamente dirigido por J.J. Abrams, que já fez um excelente trabalho com o primeiro filme da nova série, essa produção vem com uma tonelada de expectativas com relação ao personagem de Benedict Cumberbatch, que não tenho dúvidas virará uma super-mega-estrela assim que o filme estrear. 

Guillermo Del Toro lançará seu projeto de estimação PACIFIC RIM, que pelo trailer parece uma mistura de "Power Rangers" com TRANSFORMERS. Me pareceu meio bobo e voltado exclusivamente pra um público pré-adolescente, mas posso me surpreender. E tem Idris Elba, que melhora qualquer filme.

Tom Cruise, que sempre que se aventura pela ficção científica faz filmes interessantes, estrelará OBLIVION, de Joseph Kosinski (diretor do mais recente TRON). Quem já leu o roteiro diz que é uma mistura de WALL-E com MATRIX, já que o personagem de Cruise é uma espécie de "faz-tudo" numa Terra pós-apocalíptica, mas que descobre que nem tudo é o que parece. Muitas reviravoltas são aguardadas na história, especialmente devido ao personagem de Morgan Freeman. Estou curioso por esse, até porque o visual é bem interessante.

Quem está saindo das cinzas é M. Night Shyamalan. Finalmente apenas como diretor de um filme (nem encostou no roteiro dessa vez), parece que ele é apenas um contratado em mais um veículo para o star power de Will Smith. Porém, como andam dizendo por aí, Smith mal aparece no filme para dar lugar a seu filho, Jaden Smith, que parece já tem uma carreira toda organizada como futura estrela de Hollywood. O filme conta a história de um pai e um filho cuja nave espacial cai no planeta Terra pós-destruição da humanidade. Vamos ver se Shyamalan retorna à boa forma.


Porém, nem tudo é seriedade nas produções de ficção científica para 2013. Edgar Wright retoma a parceria com Simon Pegg e Nick Frost (que já rendeu os ótimos TODO MUNDO QUASE MORTO e CHUMBO GROSSO) em mais uma paródia de um gênero cinematográfico específico. Dessa vez, eles vão falar do apocalipse e parece que a turma de Pegg, Frost & companhia serão os únicos capazes de salvar a humanidade. Vamos ver no que dá.


Vocês já devem ter percebido que a temática principal desses filmes é o fim do mundo (o que dá um estudo interessante, aliás). Talvez o filme que lide com esse elemento de forma mais interessante é ELYSIUM de Neil Blogkamp. Como já visto em seu filme anterior, DISTRITO 9, o diretor parece gostar de usar elementos da ficção científica para discutir questões sociais e políticas. Em ELYSIUM, temos uma Terra em ruínas habitada por uma população destituída, enquanto os abastados vivem em uma estação espacial. É um dos filmes que mais quero ver ano que vem e o elenco é interessantíssimo: Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Diego Luna, além dos brasileiros Wagner Moura, Alice Braga e Sonia Braga!


A produção de ficção científica mais aguardada por mim em 2013 é GRAVITY, de Alfonso Cuarón. O cara já fez um novo clássico em FILHOS DA ESPERANÇA, mas em GRAVITY ele parece que vai levar o cinema a um novo patamar. O filme ia estrear em 2012, mas a pós-produção atrasou e pelo visto vai estrear no fim desse ano. GRAVITY tem no elenco apenas Sandra Bullock e George Clooney como astronautas que se encontram em uma missão espacial que dá errado, e dizem por aí que em termos técnicos vai ser uma revolução no nível de AVATAR. Cuarón nunca me decepcionou e vamos ver se nem Sandra Bullock vai estragar o que parece ser um filmaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário