17 de dezembro de 2013

TOP 10 - AMORES DE VIDEOEOCLIPE

10- What Goes Around...Comes Around - Justin Timberlake


Nesse videoclipe cinematográfico, Justin Timberlake e Scarlett Johansson vivem um amor bandido em meio ao estilo circense característico dos clipes do diretor Samuel Bayer. O final trágico aumenta a carga dramática do romance.

9- Electrical Storm - U2


A velha história do homem que se apaixona por uma sereia ganha uma versão moderna (e uma fotografia em preto-e-branco estonteante) nas mãos de Anton Corbijn. Samantha Morton em 4 minutos tem uma das maiores atuações do videoclipe, e gosto do fato dessa história de amor ser bastante ambígua, deixando o espectador interpretar as desventuras desse relacionamento aparentemente impossível.

8- We Found Love - Rihanna


Amor bandido, teu nome é Rihanna. Todo filmado na Irlanda do Norte e com prólogo recitado pela modelo Agyness Deyn, "We Found Love" tem drogas, rave, briga, sacanagem e um daqueles amores tóxicos que algumas pessoas não conseguem viver sem. O fato do modelo Dudley O'Shaughnessy ser a cara de Chris Brown não é mera coincidência.

7- Wake Me Up When September Ends - Green Day


Mais uma história de amor cinematográfica cortesia de Samuel Bayer, mais uma difícil decisão para um casal apaixonado (os ótimos Jamie Bell e Evan Rachel Wood). O que impede o amor de prosseguir dessa vez é a Guerra do Iraque, e a cena em que se mostra o embate do ponto de vista dos dois personagens sobre o alistamento é muito boa. O fato do final ficar em aberto (ele morre ou não?) torna o clipe ainda melhor.

6- Stupid - Sarah McLachlan


Nunca o adultério foi tão belamente fotografado quanto nesse clipe. A diretora Sophie Muller sempre tem a direção de arte como um dos pontos altos de todos os seus trabalhos, mas nesse aqui ele se supera. Uma história de adultério com os mesmos três personagens se repete no século XVIII (com ecos de BARRY LYNDON), XIX e século XX. Excelente trabalho de edição, e adoro as cenas da Sarah MacLachlan no confessionário.


5- Another Chance - Roger Sanchez


Quem tem um grande coração tem grandes problemas. Essa parece ser a mensagem desse que é um dos mais criativos e tristes clipes que já vi. Transformando o metafórico no literal, uma mulher passeia em Nova York com um coração gigante, percebendo que nesse mundo quem mostra tão abertamente suas emoções é sempre rejeitado. E pensar que essa é uma faixa dance... (Clique na imagem para assistir)

4- Take a Bow - Madonna


Michael Haussman sempre faz vídeos luxuosos, mas "Take a Bow" certamente é seu melhor trabalho. Novamente trabalhando com temas latinos e religiosos, Madonna queria que o clipe fosse uma espécie de ensaio para o papel de Evita, que estava tentando conseguir na época. O videoclipe conta a história de uma aristocrata que se apaixona por um toureiro (Emilio Muñoz, que é toureiro na vida real) mas é tratada por ele como um animal indo para o abate. O clipe é famoso por Madonna mostrar ser possível transar com uma televisão. "Take a Bow" fez tanto sucesso que a cantora realizou uma espécie continuação no clipe de "You'll See".

3-  Un-Break My Heart - Toni Braxton


Tudo nesse clipe é exagerado: história de amor trágica! uma mansão toda branca! os bíceps de Tyson Beckford! chorar se arrastando pela parede do banheiro! Porém, o dramalhão mexicano é hipnotizante, até porque Beckford e Toni Braxton são um dos casais mais lindos que o videoclipe já viu. E aquela história de amor tão perfeita (e sexy) terminar com um acidente tão estúpido acaba sendo inacreditável.

2- Take On Me - A-ha


Uma história de amor tão poderosa que acaba levando os amantes a outras dimensões (nesse caso, a da história em quadrinhos). Muito se fala do prodígio técnico desse clipe - que é mesmo inegável - mas o romance entre o vocalista Morten Harket e a mocinha do café, por mais mágico que seja, parece que não vai ter um final muito feliz. Mais um clipe também tão marcante que ganhou uma continuação - em "The Sun Always Shines on TV".

1- November Rain - Guns N' Roses


Da fase épica dos anos 90 em que faziam clipes com o diretor Andy Morahan, nada supera "November Rain" na videografia dos Guns N'Roses. Axl Rose ainda namorava a deslumbrante Stephanie Seymour quando realizou esse clipe, baseado em um conto literário. A grandiosidade impera, do orçamento de mais de 1 milhão de dólares aos três (!) solos de guitarra de Slash. Aliás, a cena dele fazendo o solo de guitarra em frente à capela no meio do deserto é uma das mais belas imagens da história do videoclipe. O vestido de casamento de Stephanie Seymour até hoje é um dos mais populares entre as noivas. Aliás, a razão da morte dela no clipe permanece um mistério. Ela realmente se matou? O rosto que ela faz quando entra no carro saindo da igreja parece dizer tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário