4 de janeiro de 2012

iHate TOP 10 MELHORES CLIPES COM CRIANÇAS

Diferente da mundo da publicidade, quando videoclipes utilizam crianças em sua produção nem sempre é pra passar uma mensagem fofa. Abaixo, os melhores videoclipes feitos com crianças.

10- Ironic (Alanis Morissette)


Uma estratégia recorrente do mundo do videoclipe é colocar o artista cantando em versão mirim. No caso dessa versão alternativa do clipe de "Ironic", a menininha além de super-talentosa, parece estar se divertindo à beça. Se o clipe original já encantava pela edição criativa, esse aqui cativa ainda mais pelo clima baixo orçamento.

9- Tighten up (The Black Keys)


Nesse caso, temos versões infantis dos integrantes da banda ao lado de suas versões adultas. O comentário sobre como as coisas não mudam muito desde o jardim de infância pode ser óbvio, mas o charme das crianças  ultrapassa qualquer lugar-comum.

8- Boys don't cry (The Cure)



Mais um clipe com crianças fazendo papéis de adultos, só que com toda uma atmosfera sinistra - aquelas sombras no fundo dos integrantes da banda de olhos vermelhos são de dar pesadelo. Mas não dá pra parar de assistir.

7- Glósóli (Sigur Rós)


O Sigur Rós gosta de usar crianças em vários de seus clipes para aumentar a carga poética de suas canções. No caso de "Glósóli", eu imagino toda uma história por trás daquelas crianças deixadas para trás no que interpreto como um mundo pós-apocalíptico. E o final surpreendente faz sorrir e chorar ao mesmo tempo.

6- Is tropical (The Greeks)


Clipe de 2011 bastante comentado pela suposta carga de ultra-violência envolvendo crianças. Contudo, acho perfeito como ele é construído usando dois discursos: o da brincadeira infantil filmada e o da carnificina feita por animação.

 5- Helena beat (Foster the People)


Mais um ótimo clipe do ano passado. Um MAD MAX infantil cheio de crianças malvadas que fazem os pobres integrantes da banda de vítimas. Tudo é muito criativo em em ritmo de filme de ação. Com o final surpresa, dava até pra estender e fazer um longa-metragem de respeito.

4- Jeremy (Pearl Jam)


Aqui a violência infantil é sugerida e mostrada de forma mais "artística", mas nem por isso a mensagem é menos impactante. Em um contexto pré-Columbine, impressiona o tom profético do clipe.

3- Doesn't remind me (Audioslave)


Em um contexto histórico da guerra do Iraque, o clipe sugere que o pior dos mundos é aquele onde uma criança tem de lutar (literalmente) para encontrar seu lugar no mundo. O roteiro do clipe é espertíssimo em dizer tanta coisa sem nenhum diálogo, além da decisão de não mostrar a banda ser super-acertada. É um clipe brutal, mas também lírico.

2- Runaway Train (Soul Asylum)


Fotos reais de crianças desaparecidas misturadas a dramatizações repletas de cenas fortes. E aquela sequência final de matar! Se interessa a alguém, várias das crianças e adolescentes foram encontrados graças ao vídeo. Alguns não gostaram de ser achados, já que voltaram para lares problemáticos. E um deles não retornou: já estava enterrado no quintal, assassinado pela própria mãe.

1- Vidrar vel til loftarasa (Sigur Rós)


Um poema lírico transposto em imagens. De quebra, o melhor beijo da história do videoclipe. Porque, ao invés de videogames e HQs, não vira moda produzir filmes baseados em clipes? Esse aqui deveria ser o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário