8 de março de 2012

iHate JOSEPH KONY


KONY 2012 é uma campanha que está se espalhando como uma febre por todo o planeta. A idéia da mesma é transformar Joseph Kony em um nome tão conhecido e odiado quanto Osama Bin Laden ou Adolph Hitler; na tentativa de mobilizar a comunidade global para capturar Kony, um guerrilheiro que a 20 anos aterroriza a África ao raptar, escravizar e militarizar crianças em prol da sua guerra pessoal. Em 1987, ele assumiu a liderança de um grupo de resistentes rebeldes e o batizou de LRA (Lord`s Resistance Army). O LRA ganhou reputação por suas táticas cruéis.

Kony começou “abduzindo” crianças para serem soldados em seu exército (no cado das meninas “esposas” para seus oficiais). O LRA é encorajado a estuprar, mutilar, e matar civis, muitas vezes com armas sem corte. O grupo não está mais em atividade no norte do Uganda (onde surgiu), mas continua sua campanha de violência no Congo e no centro e sul do Sudão. E desde quando surgiu até hoje o LRA raptou mais de 30.000.

A campanha é apoiada por grandes nomes da industria cultural e políticos e tem o objetivo de cativar e recrutar o máximo de pessoas para apoiar a causa. O video, criado pelo fundador do projeto, Jason Russell, nos mostra em 29 minutos algo surreal para os dias de hoje. Com um forte poder apelativo e sentimentalista é impossível não se comover com a causa contada com pelas lentes de Russel, com o olha de seu filho de apenas cinco anos e com os fatos de Jacob, personagem principal de toda a história contada no vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário