20 de março de 2012

iHate TOP 10 - MASHUPS

Uma das coisas mais fantásticas da cultura da convergência pra mim é o mashup - até os mais forçados acabam tendo uma coisa interessante. Abaixo vão os 10 melhores mashups que eu conheço:

10- Never gonna give your teen spirit up (Rick Astley + Nirvana)


A definição máxima do rickrolling: trollar o hino grunge. Não contem pra ninguém, mas acho que de todos os mashups com o clássico trash de Rick Astley, esse é o que tem a melhor combinação.

9- Hey We Will Rock Ya (Queen + Outkast)


"We Will Rock You" já nasceu perfeita, eu sei. Mas a batidinha pop da canção do Outkast dá uma leveza boba à canção que eu adoro. E no video parece que os integrantes do Queen estão dançando o mashup, acho bem divertido.

8- 99 Problems/Helter Skelter (The Grey Album: Beatles + Jay-Z)


O mais famoso projeto de mashup, que tirou o gênero do gueto musical para virar material de estudo, foi sem dúvida o The Grey Album de Danger Mouse. Misturando o The Black Album de Jay-Z com o The White Album dos Beatles, pode-se dizer que surgiram pequenas obras-primas. A minha favorita é a letra rebelde de "99 Problems" com as guitarras nervosas de "Helter Skelter".

7- Stayin' Alive on the Wall (Bee Gees + Pink Floyd)


Rock progressivo com disco? Onde vamos parar? Na pista de dança, é claro. Afinal de contas, todas as criancinhas do filme do Alan Parker queriam continuar Stayin's Alive!

6- Don't stop to breathe (Michael Jackson + Q-Tip)


 Existem trocentos mashups de músicas de Michael Jackson com qualquer hip-hop da vez. Mas esse aqui é old school e, até hoje, o melhor de todos - cortesia de Pharrell Williams.

 5- Heard it thru the feel good inc. (Marvin Gaye + Gorillaz)



Aula de swing. Essa mistura ficou especialmente famosa depois de aparecer no jogo Dj Hero. Clique na foto acima pra ouvir.

4- Get Pet (Beatles + Mc Robinho)



Com o épico projeto 365 mashups, em que realizou um mashup por dia, João Brasil provou porque é o maior nome do país nessa categoria musical. O ciclo que ele fez com o Let it Be dos Beatles é todo maravilhoso, mas nada é tão perfeito quanto juntar "Get Back" com o "Funk do Pet". De fazer Yoko morrer de raiva e fazer todo mundo dançar.  

3- Like Jesus or not (Madonna + Depeche Mode)


Madonna talvez seja a artista que mais tenha mashups feitos com suas músicas. Mas o meu favorito é o que usa a ótima e pouco conhecida "Like it or not" com "Personal Jesus" do Depeche Mode. O mais legal é que até mesmo a temática da música é parecida. 

2- A Stroke of Genie-us (Christina Aguilera + Strokes) 


Provavelmente o mashup mais famoso de todos. Responsável por fazer Christina Aguilera ter algum respeito no meio indie, essa música consegue a maior qualidade de qualquer mashup: fazer parecer que foi produzida originalmente daquela forma.

1- Cid Moreira on the Dancefloor (Cid Moreira + Phoenix + Roberta Kelly + Jonathan da Nova Geração + vários)



Ok, nesse primeiro lugar roubei: não é exatamente um mashup, mas uma mixtape do genial "moleque" André Paste. Só a introdução com Cid Moreira já bastaria para essa música estar na lista. Mas misturar funk carioca, "Lizstomania" do Phoenix e "Zodiac" da Roberta Kelly de forma totalmente fluida, não é para qualquer um. Obrigatório em qualquer festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário